Praticando Matemática - 6º ano - Manual do professor - page 61

M A N U A L D O P R O F E S S O R
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Espera-se que os alunos nessa faixa etária resolvam problemas, envolvendo as quatro operações,
utilizando a Aritmética, desenhos, diagramas, e deixando a linguagem algébrica para os anos seguintes.
Consideramos importante convidar sempre os alunos a fazer estimativas de produtos e de quo-
cientes. Antes de efetuar cada operação, perguntar: “O resultado deve ser próximo de que número?“.
O texto “Calculadora: usando as teclas de memória” (Unidade 3) permite descobrir alguns dos
recursos de uma calculadora simples. É sempre oportuno mostrar a importância de saber usar as
ferramentas tecnológicas.
No trabalho com operações inversas, tão importante para resolução de problemas, sugerimos
verificar se os alunos resolvem situações como:
38 – 29 mostrando que 29 38 e 38 – 29
65 : 13 mostrando que 13
·
65 e 65 : 13
Sugerimos a seguir uma atividade para ser realizada em duplas, explorando as expressões numéricas.
Os quatro “quatros”
*
Atividade em duplas
Este é um problema clássico no ensino da Matemática, que muitos professores conhecem por ter
sido proposto no livro
O homem que calculava
de Malba Tahan (editora Record) que, inclusive, você
e os alunos podem ler.
Consideramos que este problema é um recurso bastante motivador para levar os alunos a refletir
sobre a resolução de expressões numéricas. Proponha às duplas a seguinte atividade:
Utilizando quatro algarismos 4 e os sinais aritméticos , –, ×, : , (), e , obtenha os números de 1 a 10.
Lembre-os de que os parênteses são uma indicação de quais operações devem ser feitas em
primeiro lugar, para obter o resultado desejado. Cada expressão descoberta deve ser anotada para
posterior discussão.
Caso os alunos tenham dificuldade para entender a proposta, dê um exemplo:
4 : 4 4 : 4 2 ou 44 : 4 – 4 7
Dê um tempo para que os alunos construam as expressões e, enquanto isso, observe as duplas:
Compreenderam a tarefa? Houve interesse em desenvolvê-la? Utilizam apenas os quatro “quatros”?
Utilizam os sinais adequadamente? Resolvem as expressões corretamente?
Neste momento, você deve auxiliar apenas as duplas que não compreenderam a tarefa. Mesmo
assim, procure discutir as dúvidas com toda a classe, pedindo que os alunos conversem entre si sobre
eventuais dificuldades.
Provavelmente, enquanto tentam obter números de 1 a 10, os alunos conseguirão outros re-
sultados. Estimule-os a anotar cada expressão experimentada. Para motivá-los, você pode também
transformar a atividade numa espécie de competição, na qual vence a dupla que conseguir o maior
número de expressões corretas.
Após um certo tempo, compare e discuta as expressões conseguidas, pedindo que uma dupla por
vez anote na lousa seus resultados. Procure estimular a classe a analisar cada expressão, verificando que:
há casos em que colocar parênteses é irrelevante, pois o resultado não se altera:
4 : 4 × 4 : 4 1 e (4 : 4) × (4 : 4) 1
há casos nos quais a presença de parênteses altera totalmente o resultado:
(4 4) : 4 4 6 e 4 4 : 4 4 9
* Fonte de pesquisa da atividade: Os quatro “quatros”.
Ensinar e Aprender
. Curitiba: CENPEC (Centro de Estudos e Pesquisas
em Educação, Cultura e Ação Comunitária), 1998. p. 21-22.
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