Qual é o papel do professor na Educação Infantil?

9 de julho de 2021


Em poucas palavras: o papel do professor na Educação Infantil envolve escuta ativa, mediação cuidadosa e criação de vínculos. Além de conduzir atividades, esse educador ajuda a formar o alicerce emocional, social e cognitivo das crianças. Neste post, você conhece as sete funções essenciais que o professor exerce nos primeiros anos escolares.

Por que a primeira infância exige um olhar atento da escola e do professor?

Ensinar é uma das profissões mais desafiadoras que alguém pode escolher para si e, considerando a importância do cenário de desenvolvimento na primeira infância, o papel do professor na Educação Infantil é especialmente engenhoso. Esse é o profissional que estabelece a construção do sucesso de uma criança nos primeiros anos de escola e, consequentemente, em toda a vida estudantil que virá.

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O professor da Educação Infantil faz muito mais do que facilitar projetos de arte e artesanato. É ele quem fornece estrutura, incentiva a curiosidade, promove o desenvolvimento da linguagem e contribui para que a criança compreenda a si mesma e o mundo ao redor.

O papel do professor na Educação Infantil é único?

Nesse caminho, Jill Miels, Ph.D. e professora assistente no Departamento de Educação Elementar da Ball State University, definiu em seu artigo “As Sete Faces do Educador da Primeira Infância” o papel do professor na Educação Infantil em sete vertententes: 

1. Comunicador: escutar, dialogar e acolher

O professor da Educação Infantil lida com pais, crianças, equipe pedagógica, gestores e comunidade. Precisa saber se comunicar com todos e, acima de tudo, desenvolver escuta ativa. Escutar a criança envolve interpretar suas palavras, gestos e silêncios para reconhecer suas necessidades e ajudar em seu desenvolvimento.

2. Facilitador: promover aprendizagem com sentido

Mais do que transmitir informação, o educador organiza o ambiente, propõe materiais e mediações que favoreçam a aprendizagem ativa. Quando oferece tempo, espaço e estímulo para explorar e brincar, ajuda a criança a se tornar protagonista do próprio aprendizado.

3. Treinador: orientar, observar e oferecer feedback

Aqui, o papel do professor na Educação Infantil é interagir com as crianças enquanto aprendem, demonstrar como se faz, observar suas ações e encorajá-las com feedback positivo. O objetivo é construir autoconfiança e autonomia.

4. Exemplo: ensinar com o próprio gesto

O educador também aprende enquanto ensina. Ao refletir sobre suas práticas, valores e crenças, ele se coloca como modelo de aprendizado para as crianças e para a comunidade escolar. Ser exemplo também é reconhecer seus limites e estar disposto a aprender.

5. Contador de histórias: dar voz à imaginação e à escuta

Contar e ouvir histórias é uma das ferramentas mais potentes do educador infantil. As narrativas ajudam a prender a atenção, promover escuta ativa, estimular a linguagem e abrir espaço para que as crianças compartilhem suas próprias experiências.

6. Guardião do tempo: respeitar o ritmo da infância

O tempo da criança não é o tempo do relógio. Planejar atividades com flexibilidade, respeitar os tempos de cada um e valorizar a qualidade da experiência são atitudes que reforçam o cuidado com o processo de aprendizagem.

7. Pesquisador: observar para compreender melhor

O professor na Educação Infantil também pesquisa: observa, registra, reflete e atualiza sua prática com base nas descobertas da sala de aula. Isso o ajuda a planejar melhor, entender cada criança e continuar aprendendo.

Ser professor da Educação Infantil é ser presença ativa na infância

Em todos os seus papéis — comunicador, facilitador, treinador, exemplo, contador de histórias, guardião do tempo e pesquisador — o educador infantil constrói pontes entre o brincar e o aprender, entre o cuidar e o ensinar. Ser professor da Educação Infantil é acompanhar os primeiros passos da formação humana com afeto, escuta e intencionalidade. Um trabalho que exige conhecimento, sensibilidade e, sobretudo, compromisso com o desenvolvimento integral da criança.

Perguntas frequentes

Como descrever um professor de Educação Infantil?

É um educador que promove o desenvolvimento integral da criança nos primeiros anos de vida, por meio de escuta atenta, mediação lúdica e criação de vínculos afetivos e pedagógicos.

O que se espera de um professor de Educação Infantil?

Que tenha conhecimento sobre desenvolvimento infantil, capacidade de planejamento, sensibilidade para escutar e observar as crianças e competência para criar experiências significativas de aprendizagem.

Qual o sentido de ser professor na Educação Infantil?

Ser educador dessa etapa é acompanhar o início da formação humana com responsabilidade, cuidado e presença ativa, garantindo o direito de aprender brincando e de ser ouvido desde cedo.

Qual é o papel do professor como mediador na Educação Infantil?

É o de organizar o ambiente, propor situações de aprendizagem, escutar as necessidades das crianças e construir junto com elas experiências ricas em sentidos e descobertas.

Editora do Brasil S/A
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