Por dentro do PNLD: mudanças no Ensino Médio e nos livros didáticos

30 de janeiro de 2025


O Ensino Médio tem passado por diversas transformações recentemente, e o PLND não ficou de fora diante de todo esse processo. Com a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes para a reforma do Ensino Médio, surgem novas especificidades que impactam diretamente na seleção de livros didáticos nas escolas.

Diante disso, preparamos um guia para mostrar as principais mudanças e suas implicações para educadores e alunos.

Quais foram as mudanças do Ensino Médio?

A reforma trouxe mudanças diversas e significativas, incluindo a flexibilização do currículo. A partir dessas diretrizes, os estudantes têm a oportunidade de escolher itinerários que melhor se adequem às suas necessidades e interesses, como:

  • Educação Profissional: formação técnica e profissional;
  • Projeto de Vida: preparação para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade;
  • Multidisciplinaridade: abordagem integrada de disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências;

Como tudo isso afeta o PNLD?

Com a reforma do Ensino Médio, a escolha dos livros didáticos pelo PNLD também precisou se adaptar. Os principais pontos de mudança que podemos perceber são:

1. Escolha por área, mas com divisão por componente curricular

  • Embora a escolha dos livros didáticos seja feita por área do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), os livros voltam a ser organizados por componente curricular, como Língua Portuguesa, Matemática, Química etc. Isso retoma o modelo adotado anteriormente, antes da reformulação.

2. Criação de duas categorias de livros

A nova configuração do PNLD para o Ensino Médio agora inclui dois tipos de livros:

  • Livros didáticos: voltados para os componentes curriculares específicos, com conteúdos mais direcionados e segmentados.
  • Livros integradores: destinados ao desenvolvimento dos itinerários formativos, integrando conteúdos de diferentes áreas para atender à proposta interdisciplinar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

3. Itinerários formativos

  • Esses itinerários formam parte do currículo flexível da reforma, permitindo que os estudantes escolham percursos formativos que dialoguem com seus interesses e projetos de vida.
  • Os livros integradores são fundamentais para subsidiar essa personalização do ensino, ao conectar áreas do conhecimento e práticas pedagógicas.

4. Atualização e adequação dos conteúdos

  •  Os livros foram reformulados para atender à nova estrutura curricular, incluindo as competências gerais da BNCC e os objetivos dos itinerários formativos.
  • Há uma maior valorização da contextualização e da interdisciplinaridade no material.

Apesar de todas as mudanças, você ainda pode conferir aqui uma série de dicas valiosas de como escolher os melhores materiais didáticos do PNLD.

Entretanto, a adaptação dos materiais didáticos às novas diretrizes é fundamental para que professores e alunos compartilhem o mesmo cenário educacional. As especificidades e as mudanças do PNLD do Ensino Médio representam um avanço significativo na busca por uma educação de qualidade e mais inclusiva em nosso país.

Descubra como os livros da Editora do Brasil inscritos no PNLD Ensino Médio podem transformar o aprendizado e ajudar estudantes a construírem seus projetos de vida. Conheça nossas obras inéditas da nova coleção Interação e Connections! Clique aqui para saber mais.

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.