14 de abril de 2022
Onde o PNLD 2022 e o planejamento da Educação Infantil se encontram?
O PNLD 2022 — e as obras que por ele serão selecionadas — tem muito a colaborar com o planejamento da Educação Infantil das redes de ensino. Por quê? Porque entre o material didático, literário e pedagógico que será selecionado nas duas etapas e três objetos, há as obras pedagógicas de preparação para alfabetização baseadas [...]
Ler mais >
8 de abril de 2022
Guia para implementar a aprendizagem baseada em projetos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Os Anos Iniciais do Ensino Fundamental englobam alunos do 1º ao 5º ano, ou seja, crianças de 6 a 12 anos: uma idade delicada entre a infância e pré-adolescência. Na escola, a inquietação e curiosidade pela vida podem ser apontadas como sintomas da época, o que instiga os educadores a buscar novas formas de ensinar, [...]
Ler mais >
7 de abril de 2022
Parceira da Editora do Brasil, Two Sides lança revista infantil com atividades lúdicas
Temos uma novidade muito legal para te contar! A Two Sides, organização sem fins lucrativos criada na Europa em 2008 por membros das indústrias de base florestal, lançou recentemente uma revista infantil recheada de atividades com papel divertidas. O lançamento faz parte da campanha global “Love Paper” (amar o papel, em uma tradução livre), que [...]
Ler mais >
4 de abril de 2022
Entenda a diferença das obras didáticas por área e componente do PNLD 2023
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático tem sua edição mais recente, o PNLD 2023, voltada para a escolha do livro didático dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Dividido em quatro objetos, que funcionam basicamente como etapas, em cada um deles um tipo de obra será selecionado pelos órgãos [...]
Ler mais >
29 de março de 2022
Por que ensinar economia circular na escola?
Nas últimas décadas, a demanda por produtos e recursos tem aumentado exponencialmente. Consequentemente, há uma pressão significativa para a produção de bens de consumo. O problema é que essa pressão gera a má gestão dos materiais residuais nas etapas de produção desses bens, gerando poluição, descartes errôneos e sérias tragédias. Será que a escola pode [...]
Ler mais >
22 de março de 2022
Conheça o jogo Termo e como ele pode ser usado com os alunos do Ensino Fundamental
De uns meses para cá, o jogo Termo se tornou onipresente nas mídias sociais, com milhares de jogadores conquistados em pouco tempo. E o melhor é que ele também pode ser usado em sala de aula com grandes efeitos: a novidade funciona especialmente como uma atividade de palavras cruzadas para o Ensino Fundamental. Ainda não [...]
Ler mais >














