10 de junho de 2021
Cultivando a automotivação na Educação Infantil
Na Educação Infantil, proporcionar espaço e autonomia para aprender brincando pode ser a chave para promover um verdadeiro amor pela aprendizagem ao longo da vida. Porém, há muito é alimentada a noção de que uma das principais funções do professor em sala de aula é ser o centro motivador, por meio de um sistema de [...]
Ler mais >
9 de junho de 2021
PNLD 2021 e a escola que acolhe as juventudes
Segundo o edital do PNLD 2021, uma escola que acolhe as juventudes deve conjugar a proposição das vivências que possibilitam aos estudantes o aprofundamento do autoconhecimento a partir das seguintes reflexões: “Quem sou eu?”, “Quais meus interesses?”, “Como me relaciono comigo mesmo e com os outros?”, “O que quero para minha vida?”, “O que faço/ [...]
Ler mais >
8 de junho de 2021
O que é o método fônico de alfabetização?
A Política Nacional de Alfabetização (PNA), decretada em abril de 2019, tem como foco implantar uma metodologia de alfabetização baseada no que o documento denomina de “evidência científica”. A orientação é que sejam seguidos os estudos da ciência cognitiva da leitura, com foco no método fônico. Saiba mais: A importância da formação do professor na [...]
Ler mais >
31 de maio de 2021
Corporeidade – quando o corpo fala (e escuta)
Para apresentar o livro seis da coleção InterAção Linguagens, iniciaremos com uma afirmação: somos seres corporais. Falamos porque temos língua, pensamos porque temos cérebro, escrevemos porque temos mãos e, em alguns casos, pés. Pois bem, língua, cérebro, mãos e pés são partes do corpo, são órgãos corporais. Logo, existimos e estamos aqui conversando, estudando, refletindo [...]
Ler mais >
28 de maio de 2021
Um percurso metodológico
O material que abre os livros da coleção InterAção Linguagens (obra inscrita e submetida à avaliação no PNLD 2021 – Objeto 2) traz uma proposta reflexiva e é construído especificamente para você, professor(a): “Um percurso metodológico” Por que “Um” percurso metodológico? Porque existem muitas possibilidades para mediar situações de aprendizagens diante da diversidade presente em [...]
Ler mais >
26 de maio de 2021
Linguagens e suas tecnologias: tecendo conexões e dialogando com o mundo
O livro Eu, tecnológico, que faz parte da coleção InterAção: Linguagens, apresenta alternativas que têm como objetivo construir, em conjunto com os professores, propostas pedagógicas que atendam, a partir do campo das Linguagens e suas tecnologias, às competências e habilidades fundamentais no âmbito do Novo Ensino Médio. Ao longo de 2020 e 2021, com a [...]
Ler mais >