Editora do Brasil: 82 anos em movimento para transformar a educação
5 de agosto de 2025
Pode parecer ousado dizer que uma empresa com mais de 80 anos está apenas começando, mas essa é, talvez, a melhor maneira de resumir o presente da Editora do Brasil. Fundada em 1943 e com o propósito de transformar o país pela educação, seguimos firmes em nossa origem e completamente abertos ao futuro.
Neste 5 de agosto de 2025, ao comemorarmos mais um aniversário, olhamos para trás com gratidão, mas é olhando adiante que escolhemos celebrar. Porque fazer aniversário é fácil, o difícil e essencial é fazer sentido. E a Editora do Brasil continua relevante porque não deixou de se perguntar: qual é o nosso papel hoje, em um Brasil em constante transformação?
A resposta está nos gestos mais recentes, nos marcos do último ano, que contam melhor do que qualquer retrospectiva.
Um novo Centro de Distribuição pronto para uma nova logística educacional
À primeira vista, a inauguração do novo Centro de Distribuição (CD), em Guarulhos, parece apenas uma mudança de estrutura. Mas ela nasce de escuta e estratégia. O espaço foi preparado com infraestrutura moderna e funcional, contemplando escritório, copa e mezanino para garantir mais conforto no dia a dia de colaboradores, parceiros e visitantes. Estar a poucos quilômetros dos principais eixos rodoviários reduz prazos, custos operacionais e riscos logísticos, além de melhorar a experiência dos clientes que dependem dos nossos materiais didáticos e literários.
Toda a equipe de logística passou por um programa de treinamento focado em metas, ciclo de pedidos, melhoria contínua de atendimento e customer service. Essa formação ampliou a visão sistêmica dos processos, agora, o time está ainda mais preparado para enfrentar desafios sazonais e assegurar que cada livro chegue no tempo certo para apoiar o calendário escolar. Quando entregamos antes do previsto, oferecemos aos professores tempo para planejar melhor as aulas, aos estudantes apoio para iniciar mais um ano letivo e aos pais confiança em nosso compromisso com a educação.
Integridade que se reconhece: Selo Pacto Brasil
Transformar a educação exige ética e foi por esse compromisso que a Editora do Brasil recebeu, em 2025, o Selo Pacto Brasil pela Integridade Empresarial, concedido pela Controladoria-Geral da União (CGU). Esse reconhecimento vai de encontro com nossos valores mostrando que a conformidade legal, a transparência nos negócios e o respeito às boas práticas não são acessórios, são princípios que regem todas as nossas ações.
Em tempos em que a confiança se torna escassa, ser uma editora confiável é um ato de resistência e responsabilidade. E é por isso que investimos fortemente em compliance, governança e cultura organizacional. Acreditamos que ser reconhecida pela nossa integridade é indispensável.
Inovação como prática contínua: a ISO 56001
Também em 2025, a Editora do Brasil tornou-se a primeira empresa do setor educacional brasileiro a conquistar a certificação ISO de Inovação (ISO 56001),concedida a empresas comprometidas com o desenvolvimento e implantação de soluções inovadoras e que agreguem valor ao seu negócio e à sociedade. Essa conquista chancela algo que, internamente, já sabíamos: inovar não é uma etapa ou um projeto isolado, é uma cultura.
A Editora do Brasil inova ao criar produtos mais conectados às realidades das escolas, ao integrar soluções tecnológicas sem esquecer o fator humano, ao desenvolver ferramentas que ajudam professores a ensinar e alunos a aprender com mais leveza e significado.
Reconhecimento que nasce de dentro
Outro motivo de orgulho é a renovação da nossa certificação Great Place to Work (GPTW). Esse selo é o reconhecimento que comprova que, além de levar educação para todo o país, a Editora do Brasil escolhe cuidar de quem faz parte dela.
Sabemos que só é possível criar soluções educacionais relevantes quando se trabalha em um ambiente saudável, onde talentos diversos são valorizados e a colaboração não funciona só como discurso. Na celebração desse nosso aniversário, celebramos também as pessoas que tornam a Editora do Brasil viva todos os dias.
Somos feitos de Brasil para o Brasil
Em cada livro entregue, em cada rede atendida, em cada parceria firmada, reafirmamos aquilo que nos sustenta há 82 anos: o compromisso de transformar o país pela educação. E fazemos isso com o que chamamos de brasiliência, ou seja, a capacidade de inovar com os pés no chão e os olhos no futuro.
A Editora do Brasil não se repete, porque o Brasil também não se repete. Somos múltiplos, complexos, desafiadores e é exatamente por isso que seguimos nos reinventando, por coerência. Porque o Brasil que queremos não é o Brasil do passado. É aquele que ainda pode ser se continuarmos acreditando que educação muda tudo!