O que são os Temas Contemporâneos Transversais e como aplicá-los?

22 de setembro de 2020


Em poucas palavras: os Temas Contemporâneos Transversais (TCTs) são assuntos que atravessam todas as áreas do conhecimento. Eles ajudam a contextualizar o currículo e aproximar os conteúdos escolares das vivências dos estudantes. Neste post, você descobre o que são os TCTs segundo a BNCC, quais são suas macroáreas e como trabalhá-los de forma integrada no planejamento docente.

Temas Contemporâneos Transversais: de onde vêm e por que geram dúvidas?

Uma das discussões em constante fomentação na educação do país é sobre o uso dos Temas Contemporâneos Transversais (TCTs). Apesar de não serem uma proposta pedagógica nova, tendo sido recomendados inicialmente nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) em 1996, na reestruturação do sistema de ensino, sua aplicação ainda gera muitas dúvidas.

Com as mudanças e propostas do Novo Ensino Médio, o educador pode se perguntar como melhor trabalhá-los e onde inseri-los de forma contextualizada e alinhada aos demais conteúdos. 

Se na década de 1990 os Temas Contemporâneos Transversais eram recomendações para a Educação Básica e assuntos que deveriam atravessar as mais diversas disciplinas, hoje são referência nacional obrigatória para a elaboração ou adequação dos currículos e propostas pedagógicas e parte da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Temas Contemporâneos Transversais na BNCC

Desmembrando os Temas Contemporâneos Transversais pelas definições do título, o que cada palavra quer dizer?

O contemporâneo é atribuído ao permitir que o estudante entenda melhor questões como utilizar seu dinheiro de forma mais otimizada, cuidar da saúde, usar as novas tecnologias digitais e cuidar do planeta em que vive. Além de entender e respeitar aqueles que são diferentes e saber quais são seus direitos e deveres.

Já o transversal é definido como aquilo que atravessa. Segundo a BNCC, no contexto educacional, é aquele assunto que não pertence a uma área do conhecimento em particular, mas atravessa todas elas. 

“Na escola, são os temas que atendem às demandas da sociedade contemporânea, ou seja, aqueles que são intensamente vividos pelas comunidades, pelas famílias, pelos estudantes e pelos educadores no dia a dia, que influenciam e são influenciados pelo processo educacional” (BNCC, 2019).

É bom ressaltar que a transversalidade é diferente da interdisciplinaridade. Entretanto, ambas são complementares, uma vez que consideram o caráter dinâmico e inacabado da realidade. 

O Parecer Nº 7, do Conselho Nacional de Educação (CNE), aponta que a transversalidade acaba por se referir à dimensão didático-pedagógica e a interdisciplinaridade à abordagem de como se dá a produção do conhecimento, “como uma forma de organizar o trabalho didático-pedagógico em que temas, eixos temáticos são integrados às disciplinas, às áreas ditas convencionais de forma a estarem presentes em todas elas” (CNE/CEB, 2010).

Leia também: Diversidade linguística na escola: por que acolher vozes é ensinar mais.

Quais são os Temas Contemporâneos Transversais?

Com a incorporação dos TCTs pela BNCC, estes passaram por uma ampliação dos temas. Nas diretrizes fundadas na década de 90, além de não incluírem o contemporâneo, abordavam apenas seis temáticas. A Base agora aponta seis macroáreas, que por sua vez, englobam 15.

Temas Contemporâneos Transversais:

  • Meio ambiente – Educação Ambiental e Educação para o Consumo;
  • Economia –  Trabalho, Educação Financeira e Educação Fiscal;
  • Saúde – Saúde e Educação Alimentar e Nutricional;
  • Cidadania e civismo – Vida familiar e social, Educação para o Trânsito, Educação em Direitos Humanos, Direitos da Criança e do Adolescente e Processo de envelhecimento, respeito e valorização do Idoso;
  • Multiculturalismo – Diversidade Cultural e Educação para valorização do multiculturalismo nas matrizes históricas e culturais brasileiras;
  • Ciência e Tecnologia – Ciência e Tecnologia.

Considerando a multipluralidade dos TCTs, as propostas de trabalho podem abordar um ou mais componentes de forma intradisciplinar, interdisciplinar ou transdisciplinar, desde que sempre transversalmente às áreas de conhecimento.

Sugestões para guiar a abordagem dos TCTs 

O trabalho com os Temas Contemporâneos Transversais pode começar com a aproximação entre escola e famílias, já que muitos desses assuntos estão presentes no cotidiano doméstico. O contemporâneo abre espaço para inúmeras possibilidades de aplicação, desde as questões culturais até temas econômicos e ambientais.

Exemplo prático: Diversidade Cultural em História e Geografia

O educador pode propor um levantamento inicial sobre a diversidade cultural presente na turma: fotografar, anotar e registrar percepções gerais de forma criativa.

Na sequência, cada estudante escolhe um colega para entrevistar, identificando origem, descendência, valores e trajetória pessoal. Depois, os dados são organizados e comparados com pesquisas em materiais didáticos, sendo apresentados ao grupo.

Esse processo permite:

  • reconhecer a diversidade étnica e cultural do país;
  • refletir sobre convivência e respeito;
  • aproximar o conteúdo escolar da realidade dos estudantes;
  • fortalecer competências de investigação e registro.

Perguntas Frequentes

O que são Temas Contemporâneos Transversais?

São temas atuais que atravessam todas as áreas do conhecimento, como educação financeira, diversidade cultural, saúde, meio ambiente e cidadania.

Os TCTs são obrigatórios?

Sim. A BNCC estabelece os TCTs como referência obrigatória na elaboração de currículos e materiais didáticos.

Qual a diferença entre transversalidade e interdisciplinaridade?

Transversalidade indica temas que percorrem todo o currículo; interdisciplinaridade refere-se à integração entre áreas do conhecimento.

Como aplicar os TCTs na sala de aula?

A partir de práticas contextualizadas, projetos investigativos, atividades de registro, parcerias com famílias e articulação entre disciplinas.

Quantos TCTs a BNCC inclui?

A BNCC organiza os temas em seis macroáreas que englobam 15 Temas Contemporâneos Transversais.

Editora do Brasil S/A
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