Podcast Arco 43
Arco43 #76 | O ensino contextualizado da matemática em sala de aula
Mas, professora, para que serve isso que a senhora está explicando? Quando vou usar? Não é preciso apresentar ao estudante somente situações de ensino ligadas ao cotidiano ou de aspectos utilitários, porém, para uma aprendizagem efetiva da Matemática, é preciso que o estudante compreenda o que está fazendo e atribua significado ao conteúdo. Se o processo faz sentido para ele, há prazer em aprender e a retenção é maior. É sobre isso que conversamos no programa de hoje.
Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Luiz Roberto Dante e Gardênia Viana no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Conheça os convidados:
Luiz Roberto Dante: Doutor em Psicologia da Educação: Ensino da Matemática pela PUC-SP; Livre-docente em Educação Matemática pela UNESP – Rio Claro; Mestre em Matemática pela USP – São Carlos; Licenciado em Matemática pela UNESP – Rio Claro; Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Ex-Secretário Executivo do Comitê Interamericano de Educação Matemática; Autor de diversos livros didáticos e paradidáticos de Matemática incluindo Ensino de Matemática de Bolso, Passaporte Enem – Matemática, a série Raciocínio e cálculo mental: Atividades de Matemática, publicados pela Editora do Brasil. Deu sua primeira aula em 1969. Além de professor e autor, também atuou como goleiro no São Paulo Futebol Clube, pelo time do Rio Claro e no Velo Clube Rioclarense, antes de pendurar as luvas.
Gardênia Viana: Entusiasta da transformação educacional, pesquisadora de inovações e tecnologia educacional, atuante na educação há 10 anos, é mestre em filosofia pela UFPE, licenciada e bacharel em filosofia, também pela UFPE. Assessora Pedagógica na EDITORA DO BRASIL. Professora convidada na pós-graduação de Metodologias Ativas e Novas Tecnologias Aplicadas à Educação da FAFIRE. Mentora de empreendedorismo educacional no Porto Social. Faz parte da Rede de Parceiros do Polo Tecnológico e Criativo da UFPE. Foi mentora de negócios no Hackathon Internacional Space Apps Challenge NASA em 2020.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Luiz Roberto Dante e Gardênia Viana
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
O X da Questão #19 – Como o hoje será lembrado pelos estudantes em 30 anos?
O #XdaQuestão de hoje é: Como o hoje será lembrado pelos estudantes em 30 anos?
Já parou para pensar que estamos vivendo um momento que, além de estranho e preocupante, é histórico? Que daqui 30 anos, professores e estudantes conversarão sobre os impactos deste último ano na trajetória do ser humano na Terra? E as emoções que sentimos? O que nós, jovens e adultos levaremos em nossa bagagem para contar daqui três décadas? Você consegue imaginar como contará a sua versão destes últimos 365 dias no futuro?
Venha desvendar o X da Questão com o professor Marcos Keller neste novo episódio da pílula quinzenal do Arco43 Podcast!
O Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #75 | Finanças, juventude e redes sociais – como conciliar?
Em uma sociedade conectada à informação rápida e diversa, é preciso saber lidar com o consumo e o desejo estimulados pelo impacto da publicidade. O jovem, muito cedo, entra em contato com o dinheiro, portanto, educá-los financeiramente constitui um desafio para pais e professores. Como a educação financeira pode ajudar estes jovens cidadãos a serem mais criteriosos em relação aos recursos financeiros e a entenderem e adotarem o consumo consciente na vida adulta? É o que vamos discutir hoje, no Arco43 Podcast.
Para responder a estas perguntas Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Maria Gullo e Alysson Ramos Artuso no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Convidados:
Maria Gullo: Graduada em Administração de Empresas pela FAAP, trabalhou com organização e planejamento de eventos nacionais e internacionais. Foi diretora de Planejamento Estratégico e Marketing de shoppings por 12 anos. Atua no Terceiro Setor há mais de 20 anos, é consultora de projetos de impacto, sendo sócia – fundadora da Associação Agente Cidadão (1999), conselheira do Colégio Mão Amiga. Em 2018 cofundou a Plataforma de doação BSocial, que tem como desafio incentivar e promover a Cultura de doação de forma duradoura.
Alysson Ramos Artuso: Professor de Ensino Médio e Pós-graduação no Instituto Federal do Paraná. Graduação em Física, Mestre em Educação e Doutor em Métodos Numéricos. Pesquisa sobre educação, finanças e criminologia. Autor de materiais didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Maria Gullo e Alysson Ramos Artuso
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #74 | O planejamento na Educação Infantil: experiências múltiplas
Criança precisa de quê? Se você pensou em “brincar”, você acertou, e se você respondeu “educação”, também! Mas e como realizar um planejamento educacional abordando a ludicidade do ensino para as crianças? Vamos dificultar mais um pouco e perguntar: como planejar uma proposta que aborda múltiplos campos de experiências da Educação Infantil? É sobre isso que falaremos hoje, no Arco43 Podcast.
Para responder a estas perguntas Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Joyce Menasce Rosset e Rogério de Melo Morais no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Convidados:
Joyce Menasce Rosset: Mestre em Formação de Formadores pela PUC, especialista em Educação de crianças de 0 a 3 anos e em Cognição e sociocultura – educação em valores humanos Formadora de profissionais da Educação Infantil e Gestora de projetos sociais. Coautora do blog “Tempo de Creche” e de livros voltados à prática pedagógica na Educação Infantil.
Rogério de Melo Morais: Diretor Executivo PIPA; Administrador e Especialista em Gestão Educacional; Pós-graduando pelo Master em Liderança e Gestão Pública do CLP; Ex-Secretário Executivo e Conselheiro Municipal de Educação do Recife de 2013 a 2019; Ex-Secretário Executivo para Primeira Infância do Recife 2019 – 2020. Colunista de Educação do Qedu e Rádio CBN Recife.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Joyce Menasce Rosset e Rogério de Melo Morais
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
O X da Questão #18 – Ainda é possível trabalhar com o dicionário em sala de aula?
O #XdaQuestão de hoje é: ainda é possível trabalhar com o dicionário em sala de aula?
Você que está aqui, lendo esta legenda, por acaso, abriu um dicionário impresso e buscou a palavra “basculho”, quando ela ficou em alta há algumas semanas? Em tempos de buscas ágeis no celular, será que o bom e velho “pai dos burros” ainda tem um papel a desempenhar nas mãos dos estudantes?
Venha desvendar o X da Questão com o professor Marcos Keller em um novo episódio da pílula quinzenal do Arco43 Podcast!
O Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #73 | Volta às aulas presenciais para pessoas com deficiência
Independente do momento complicado que passamos, as pessoas com deficiência (assim como qualquer cidadão) têm o direito à informação, saúde e educação de qualidade e, portanto, é preciso envolver estudantes, educadores, famílias, diretores e gestores de escolas a fim de disponibilizar meios para que a educação e a segurança sanitária dos estudantes com deficiência seja garantida. Neste programa discutimos o eventual retorno às aulas presenciais para pessoas com deficiência: viabilidade, acolhimento, protocolos, ensino híbrido e reflexões deste último ano sobre o papel de cada um para melhorar a educação inclusiva e não deixar nenhum estudante para trás.
Para responder a esta pergunta Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Liliane Garcez e Camila Domingues Ferreira no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Convidados:
Liliane Garcez: Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo; psicóloga pelo Instituto de Psicologia da mesma universidade; e administradora pública pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas. Especialização em Políticas Públicas para a Igualdade na América Latina pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais. Atuou na Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação e na Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Presidência da República. Foi coordenadora geral da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida na cidade de São Paulo.
Camila Domingues Ferreira: Camila Domingues Ferreira é Pedagoga com pós-graduação em Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, Psicopedagogia, Ludopedagogia, Atendimento Educacional Especializado (AEE) e Educação Especial com ênfase em Deficiência visual. Atua no Atendimento Educacional Especializado e é professora efetiva na Prefeitura Municipal de Francisco Morato.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Liliane Garcez e Camila Domingues Ferreira
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A