Por dentro do PNLD: conheça o processo.
21 de novembro de 2024
O Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD), do MEC, tem como objetivo fornecer materiais pedagógicos para escolas públicas por meio de uma série de etapas. Conheça melhor cada uma delas.
1. Seleção de materiais
O primeiro passo consiste na publicação dos editais pelo MEC. Assim, as editoras inscrevem suas obras para análise, realizada posteriormente por uma equipe de especialistas.
2. Análise dos materiais inscritos
Após o período de inscrições, os materiais recebidos passam por uma criteriosa avaliação, com o objetivo de verificar a qualidade pedagógica e o alinhamento à BNCC. Essa análise é feita por uma equipe de especialistas e, para a obra ser aprovada, ela precisa atender a requisitos de acessibilidade, clareza e relevância pedagógica.
3. Divulgação e período de escolha
Depois das avaliações, o MEC publica a lista de obras aprovadas no Guia Digital do PNLD com uma descrição detalhada dos materiais. Além disso, as editoras também disponibilizam seus catálogos às escolas, facilitando o acesso dos professores a materiais para estudo de conteúdo.
4. Período de escolha
O MEC estabelece um prazo específico para que as escolas avaliem e escolham os materiais didáticos a serem trabalhados. Essa etapa é essencial para garantir que os livros estejam alinhados às particularidades de cada escola, considerando também a realidade local e demais particularidades.
5. Entrega dos materiais
Os livros escolhidos serão entregues de duas formas pelo MEC:
• Impresso: a distribuição sempre acontece no início do ano letivo seguinte
• Digital: os livros são publicados no Portal do Livro do PNLD
Vale lembrar que os livros do PNLD são de grande ajuda para garantir uma qualidade de ensino alinhada ao planejamento pedagógico. Quer dicas de como utilizá-los da melhor maneira? Confira