Por dentro do PNLD: mudanças no Ensino Médio e nos livros didáticos
30 de janeiro de 2025
O Ensino Médio tem passado por diversas transformações recentemente, e o PLND não ficou de fora diante de todo esse processo. Com a implementação da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e as diretrizes para a reforma do Ensino Médio, surgem novas especificidades que impactam diretamente na seleção de livros didáticos nas escolas.
Diante disso, preparamos um guia para mostrar as principais mudanças e suas implicações para educadores e alunos.
Quais foram as mudanças do Ensino Médio?
A reforma trouxe mudanças diversas e significativas, incluindo a flexibilização do currículo. A partir dessas diretrizes, os estudantes têm a oportunidade de escolher itinerários que melhor se adequem às suas necessidades e interesses, como:
- Educação Profissional: formação técnica e profissional;
- Projeto de Vida: preparação para o mercado de trabalho e para a vida em sociedade;
- Multidisciplinaridade: abordagem integrada de disciplinas, contribuindo para o desenvolvimento de habilidades e competências;
Como tudo isso afeta o PNLD?
Com a reforma do Ensino Médio, a escolha dos livros didáticos pelo PNLD também precisou se adaptar. Os principais pontos de mudança que podemos perceber são:
1. Escolha por área, mas com divisão por componente curricular
- Embora a escolha dos livros didáticos seja feita por área do conhecimento (Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas), os livros voltam a ser organizados por componente curricular, como Língua Portuguesa, Matemática, Química etc. Isso retoma o modelo adotado anteriormente, antes da reformulação.
2. Criação de duas categorias de livros
A nova configuração do PNLD para o Ensino Médio agora inclui dois tipos de livros:
- Livros didáticos: voltados para os componentes curriculares específicos, com conteúdos mais direcionados e segmentados.
- Livros integradores: destinados ao desenvolvimento dos itinerários formativos, integrando conteúdos de diferentes áreas para atender à proposta interdisciplinar da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
3. Itinerários formativos
- Esses itinerários formam parte do currículo flexível da reforma, permitindo que os estudantes escolham percursos formativos que dialoguem com seus interesses e projetos de vida.
- Os livros integradores são fundamentais para subsidiar essa personalização do ensino, ao conectar áreas do conhecimento e práticas pedagógicas.
4. Atualização e adequação dos conteúdos
- Os livros foram reformulados para atender à nova estrutura curricular, incluindo as competências gerais da BNCC e os objetivos dos itinerários formativos.
- Há uma maior valorização da contextualização e da interdisciplinaridade no material.
Apesar de todas as mudanças, você ainda pode conferir aqui uma série de dicas valiosas de como escolher os melhores materiais didáticos do PNLD.
Entretanto, a adaptação dos materiais didáticos às novas diretrizes é fundamental para que professores e alunos compartilhem o mesmo cenário educacional. As especificidades e as mudanças do PNLD do Ensino Médio representam um avanço significativo na busca por uma educação de qualidade e mais inclusiva em nosso país.
Descubra como os livros da Editora do Brasil inscritos no PNLD Ensino Médio podem transformar o aprendizado e ajudar estudantes a construírem seus projetos de vida. Conheça nossas obras inéditas da nova coleção Interação e Connections! Clique aqui para saber mais.