Que tal um clube do livro digital?

29 de outubro de 2020


A leitura, tanto individual quanto em grupo, tem um profundo impacto sobre quem somos e como interagimos com o mundo. Não importa a idade dos estudantes, se estão em um ambiente particular ou em uma grande discussão em um clube do livro, as conversas sobre literatura tendem a se transformar em conversas sobre o ser humano. O que agrega e muito em suas formações.

Quando as escolas mudaram para o modelo de ensino remoto para lidar com os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a tecnologia passou a guiar muitos dos aspectos de uma aula. Nesta retomada, elas ainda devem permanecer e formular novas possibilidades de trabalho para o docente. Uma delas é renovar o tradicional clube do livro para uma versão híbrida e com e-books.

O ímpeto para promover esse trabalho, além do óbvio acréscimo de vocabulário e cultura geral aos jovens, é pensar no sentimento de pertencimento a um projeto, o que agrega na saúde social e emocional do estudante. Clubes do livro fornecem conexões de inúmeras maneiras e colocam o docente em uma posição de guia em direção a uma experiência significativa.

Importância da leitura

Dicas para orientar um clube do livro digital

Dia 29 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Livro, oportunidade para iniciar um projeto de clube do livro digital e agregar ainda mais dinamismo e criatividade nas aulas. Precisa de ideias? Separamos algumas dicas para ajudar a dar os passos iniciais. 

Comece a dinâmica com um quebra-gelo

Após decidir a melhor plataforma online para fazer as reuniões, definir se o clube do livro digital será um complemento extracurricular ou parte de uma dinâmica do semestre, estabelecer as datas e horários, é hora de pensar como funcionará o projeto.

A primeira reunião pode ser um pouco tímida, por isso comece com um quebra-gelo. Um bom exemplo, é pedir que alguns voluntários falem sobre suas experiências como leitores: se gostam ou desgostam (nesse caso, explicando o porquê), qual seus livros favoritos, etc. Caminhando nos trilhos do protagonismo juvenil, deixe os jovens assumirem a liderança. A conversa de estudante para estudante é melhor do que a discussão de estudante-professor, para que eles desenvolvam uma relação entre si e confiança para expor suas análises. Dito isso, pensando nos mais tímidos, levar uma pergunta sobre a leitura inicia a conversa sobre a obra.

Calcule bem o que será feito nesse tempo

Otimizar o tempo e se aproveitar do modelo híbrido é uma escolha. Mescle atividades da sala de aula presencial com o clube do livro digital. Alguns dias antes de começar uma atividade, mande uma mensagem em vídeo. Assim, a turma o assiste com antecedência e chega à primeira reunião com um entendimento comum sobre detalhes, que talvez, de outra forma, nem todos notariam.

Ler com um professor e outros estudantes aumenta a compreensão da história e, também, das próprias experiências. À medida que os jovens fazem perguntas sobre a obra que leram, podem fazê-las sobre si mesmos e, idealmente, essa autorreflexão leva à autodescoberta. A conexão pode partir de perguntas direcionadas pelo professor, como: “Com qual personagem você se identifica? Você gostaria de viver nessa história? Por quê? O que mais aprendeu com essa leitura?”

Projeto de leitura Monteiro Lobato

Preparação prévia

Não se esqueça de enfatizar a preparação prévia, isso é ideal tanto para um clube do livro impresso quanto digital. Esse tipo de dinâmica costuma gerar muita integração no processo de ensino-aprendizagem, o que os incentiva a assumir riscos, praticar e se capacitar sempre mais. O objetivo de um grupo de leitura online é promover o amor pela literatura em um ambiente positivo e de apoio. Claro, o espaço de aprendizagem online é diferente da sala de aula, mas com a abordagem certa, os professores podem usar histórias para cultivar conexões e empatia.

Novidade Editora do Brasil: conheça a NetLit! 

Falando em livros digitais, a Editora do Brasil mantém uma plataforma que pode ser um diferencial para as escolas que buscam recursos para atender essa nova realidade em que estão inseridas: o NetLit. Funcionando como um serviço de assinatura de livros digitais do vasto catálogo de literatura infantojuvenil da editora, os e-books podem ser acessados por celular, tablet ou computador.

A plataforma permite ter obras reunidas em um único ambiente, o que além de super prático, tanto para os professores quanto para suas turmas, oferece funcionalidades como sugestões de atividades para o docente montar o plano de aula. Ademais, disponibiliza relatórios para acompanhar as progressões de leitura, com a possibilidade de identificar quais estudantes precisam de mais atenção. Saiba mais sobre o NetLit aqui!

Abrir WhatsApp
1
Escanear o código
Fale conosco por Whatsapp - De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h
Editora do Brasil S/A
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.