TikTok na educação: como a ferramenta pode ir além do entretenimento?
28 de janeiro de 2025
Descubra como explorar o potencial do TikTok como ferramenta educativa, aproximando os conteúdos escolares do universo digital dos alunos
O TikTok é uma das redes sociais mais populares entre jovens e adolescentes, mas se engana quem pensa que a plataforma pode ser utilizada somente para entretenimento. Pelo contrário. Segundo Levon Boligian, autor da Editora do Brasil para o Ensino Médio e doutor em Geografia pela Unesp, o TikTok pode ter o seu uso ressignificado e, assim, ser usado como uma ferramenta pedagógica para diferentes disciplinas, especialmente no estudo da Geografia.
O estudo O TikTok não é só entretenimento: sugestão de aplicação da rede social como recurso didático na aula de Geografia, de Odair José Groh e Aned Mafer Mattos Fernandes e publicado na Revista Metodologias e Aprendizado, apontou que, quando utilizado como recurso para jogos educativos, a plataforma promove a aquisição de habilidades previstas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O uso do TikTok se demonstra eficaz para desenvolver habilidades como o trabalho em grupo, a produção de conhecimentos e o exercício do protagonismo estudantil.
O plano de aula na prática: TikTok como jogo educativo
Por muitos anos, o Google foi a principal ferramenta utilizada para fazer buscas. No entanto, esse cenário vem mudando, especialmente entre a geração Z, os nascidos entre 1996 e 2010, e 49% da geração Y, os nascidos entre 1982 e 1994. Uma pesquisa recente da Adobe, intitulada “Using TikTok as a Search Engine”, (ou “Usando o TikTok como ferramenta de busca”, em tradução livre) revelou que 64% dos jovens já contaram com o TikTok para realizar suas buscas quando precisam encontrar alguma informação. O estudo indicou que a geração Z prefere o TikTok devido ao formato de vídeos curtos. Portanto, é razoável esperar que, ao utilizar essa ferramenta em atividades escolares, haja um aumento no engajamento e no interesse dos alunos, especialmente quando os conteúdos são apresentados de maneira mais atraente.
Um exemplo prático é o plano de aula proposto pelo Colégio Universitário da UNIFEBE, que utilizou o TikTok para criar um jogo em três etapas, integrando a ferramenta ao ensino de Geografia:
- Reconhecer bandeiras utilizando filtros do TikTok
Os alunos utilizam um filtro de bandeiras para identificar os países. A atividade é rápida, dinâmica e estimula a memória.
- Localizar geograficamente os países em um mapa-múndi
Os estudantes localizam o país identificado em um mapa-múndi, promovendo a aplicação e a contextualização do conteúdo geográfico.
- Elaborar perguntas
As equipes criam perguntas sobre temas transversais da BNCC, como meio ambiente e cidadania, relacionados ao país identificado. Esse formato incentiva o trabalho em equipe, a comunicação, a produção de conhecimentos e o protagonismo dos estudantes.
TikTok: benefícios, cuidados e desafios no uso em sala de aula
Embora diversos autores defendam o TikTok como ferramenta educativa em sala de aula, especialmente em Geografia, outros estudos alertam para os riscos do uso excessivo das redes sociais, que pode comprometer o desenvolvimento cognitivo e emocional dos jovens. Por isso, sua utilização deve ser limitada para garantir que o aprendizado não seja prejudicado. Além disso, a necessidade de recursos tecnológicos também pode dificultar o acesso para escolas e alunos, pois nem sempre estão disponíveis para todos. “Nesse sentido, é fundamental que a comunidade escolar reivindique, junto aos órgãos competentes do município ou do estado, recursos humanos e financeiros para implementar salas de informática conectadas à web, assim como a disponibilização controlada de sinal de Wi-Fi para uso pedagógico no ambiente da escola”, enfatiza Levon Boligian.