8 de maio de 2025
Tinkering: a abordagem criativa que transforma salas de aula
Imagine uma aula em que o erro é bem-vindo, os caminhos não são lineares e a curiosidade dos estudantes conduz a aprendizagem. Essa é a proposta do Tinkering, uma abordagem pedagógica que pode ser traduzida como “pensar com as mãos” e que ganha cada vez mais espaço nas discussões sobre metodologias inovadoras. O que é [...]
Ler mais >
1 de maio de 2025
Como usar a COP 30 para ensinar educação ambiental?
Em 2025, o Brasil sediará a COP 30, a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas, que ocorrerá em Belém, no Pará. Para educadores, esse evento representa uma oportunidade histórica de integrar debates globais à prática pedagógica local, fortalecendo a educação ambiental nas escolas de forma concreta, interdisciplinar e conectada à realidade dos alunos. [...]
Ler mais >
24 de abril de 2025
Calendário do Enem e vestibulares 2025: todas as datas em um só lugar
Se você é professor ou estudante do Ensino Médio, sabe que acompanhar a agenda do vestibular é tão importante quanto estudar os conteúdos exigidos. A preparação para o Enem e os principais vestibulares do país já começou e perder prazos pode custar caro. Aqui você encontra uma ferramenta de consulta: um espaço para acompanhar os [...]
Ler mais >
17 de abril de 2025
Por que adotar a educação empreendedora nas escolas?
Iniciativa, criatividade, resiliência, empatia e pensamento crítico: essas são apenas algumas das habilidades que os estudantes desenvolvem quando têm acesso a educação empreendedora. Muito além da criação de negócios, ensinar empreendedorismo na escola é uma maneira de preparar os jovens para lidar com os desafios do presente e construir soluções para o futuro. Com a crescente [...]
Ler mais >
10 de abril de 2025
Metodologias ativas reduzem o conteúdo escolar? Descubra o que a prática revela
A resistência de algumas escolas às metodologias ativas de aprendizagem ainda é grande e, na maioria das vezes, nasce de um temor recorrente: o de que essas práticas, centradas no protagonismo do aluno, reduzem a quantidade e a profundidade dos conteúdos trabalhados. Mas será que essa ideia se sustenta quando olhamos para as evidências? Neste [...]
Ler mais >
9 de abril de 2025
Histórias de sala de aula: o impacto de aprender novos idiomas
Professora de inglês, Juliana Tavares fala sobre suas vivências em sala de aula e reflete sobre a importância do aprendizado de idiomas Por Juliana Tavares Em meu trabalho com formação de professores de Língua Inglesa na rede pública de ensino, tenho ouvido histórias que não faziam parte do meu repertório, tendo atuado a maior parte [...]
Ler mais >