19 de agosto de 2020
Como trabalhar a responsabilidade coletiva e a cidadania na escola?
Neste momento em que o mundo todo está passando, é essencial trazer aos jovens noções além do sucesso individual e profissional. É com o trabalho da responsabilidade coletiva e da cidadania na escola, que se inicia esse processo. Afinal, a escola é muito mais do que o edifício que o estudante frequenta para ouvir a sabedoria alheia. Ela [...]
Ler mais >
17 de agosto de 2020
A importância das disciplinas eletivas no Ensino Médio como espaço de escuta
A pandemia do novo coronavírus impactou fortemente a educação em variados quesitos nos últimos meses e pode gerar algumas mudanças e tendências no pós-quarentena. Segundo projeções, uma dessas mudanças será o foco nas escolhas das disciplinas eletivas no Ensino Médio. O Novo Ensino Médio prevê que o currículo das escolas seja 60% preenchido pela formação geral, [...]
Ler mais >
13 de agosto de 2020
Projeto de vida na escola e o pós-pandemia
O Novo Ensino Médio torna obrigatório que o Projeto de Vida seja trabalhado em sala de aula. Segundo o Ministério da Educação (MEC), nele devem ser desenvolvidas habilidades como ser cooperativo, saber defender suas ideias, entender as tecnologias, compreender, respeitar e analisar o mundo ao seu redor. Se um dos papéis do Projeto de Vida na [...]
Ler mais >
12 de agosto de 2020
Escolha do livro didático do PNLD 2021: o que o professor deve considerar?
A edição deste ano do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) está chegando. Junto com ela, chega um momento decisivo para os educadores: definir uma escolha. Essa pode ser uma hora de muitas dúvidas, indecisão e, talvez, até dores de cabeça desnecessárias. Só que não precisa ser assim, com calma e informação [...]
Ler mais >
11 de agosto de 2020
Manual do Professor: ferramenta essencial ao trabalho do docente
O Manual do Professor tem múltiplas funções ao profissional. Segundo o edital do PNLD 2021, destinado a distribuição de obras do Ensino Médio, uma delas é “disponibilizar subsídios para a autonomia do professor, possibilitando diferentes modos de apresentação e ordenação do conteúdo”. Ou seja, é errônea a ideia de que o Manual cria barreiras à criatividade do educador. [...]
Ler mais >
7 de agosto de 2020
Ensino Médio e as competências socioemocionais na escola
Antes de pensar as competências socioemocionais na escola, deve-se observar exatamente o que o termo engloba. Apesar de muito falado em todo o meio educacional, ainda existem equívocos associados a ele. Para melhor compreender o conceito, precisamos voltar no tempo e entender primeiro o que é inteligência emocional. A ideia começou a ser formada logo que [...]
Ler mais >