Podcast Arco 43
Arco43 #77 | Como desenvolver aprendizagem ativa através do Ensino Híbrido?
Quando discutimos metodologias ativas, falamos sobre a autonomia do estudante na construção do seu próprio conhecimento. Este é um dos principais pontos propostos no Ensino Híbrido e, pensando na mudança do perfil de comportamento das novas gerações, é preciso acompanhar as novas tecnologias e utilizá-las em sala de aula a fim de despertar o interesse dos estudantes. Este é o ponto de partida do programa de hoje.
Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Marcos Lopes e Fernanda Alves no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Conheça os convidados:
Marcos Lopes: Assessor Pedagógico da Editora do Brasil, atuando nas Regiões dos estados do Pará, Maranhão, Tocantins e Amazonas, graduado em Pedagogia com Habilitação em Administração e Supervisão Educacional, pós-graduado em Gestão de Pessoas e Educação Especial, Professor de Séries Iniciais – Magistério Normal. 19 anos de experiência no Mercado Educacional como Professor Tutor na modalidade Educação à distância, Coordenador pedagógico do Programa Projovem Urbano – SEMEC/PA, Coordenador em Unidade do Programa PRONATEC – SEDUC/PA, Coordenador geral do Projeto de redução da distorção idade/ano na rede estadual de educação do estado do Pará – MUNDIAR – SEDUC/PA.
Fernanda Alves: Apaixonada por todos os tipos de letramentos. Doutora em Teoria e História Literária pela Unicamp (2014), professora da educação básica e atuou no mercado editorial. Em 2015, aceitou o desafio de mudar de área e passou a compor o time Nuvem Mestra. Fez de tudo um pouco (oficinas, coordenação) e atualmente lidera a equipe pedagógica e os projetos de transformação digital, além de ser professora de Metodologia do Ensino de Espanhol na FEUSP.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Marcos Lopes e Fernanda Alves
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #76 | O ensino contextualizado da matemática em sala de aula
Mas, professora, para que serve isso que a senhora está explicando? Quando vou usar? Não é preciso apresentar ao estudante somente situações de ensino ligadas ao cotidiano ou de aspectos utilitários, porém, para uma aprendizagem efetiva da Matemática, é preciso que o estudante compreenda o que está fazendo e atribua significado ao conteúdo. Se o processo faz sentido para ele, há prazer em aprender e a retenção é maior. É sobre isso que conversamos no programa de hoje.
Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Luiz Roberto Dante e Gardênia Viana no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Conheça os convidados:
Luiz Roberto Dante: Doutor em Psicologia da Educação: Ensino da Matemática pela PUC-SP; Livre-docente em Educação Matemática pela UNESP – Rio Claro; Mestre em Matemática pela USP – São Carlos; Licenciado em Matemática pela UNESP – Rio Claro; Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Ex-Secretário Executivo do Comitê Interamericano de Educação Matemática; Autor de diversos livros didáticos e paradidáticos de Matemática incluindo Ensino de Matemática de Bolso, Passaporte Enem – Matemática, a série Raciocínio e cálculo mental: Atividades de Matemática, publicados pela Editora do Brasil. Deu sua primeira aula em 1969. Além de professor e autor, também atuou como goleiro no São Paulo Futebol Clube, pelo time do Rio Claro e no Velo Clube Rioclarense, antes de pendurar as luvas.
Gardênia Viana: Entusiasta da transformação educacional, pesquisadora de inovações e tecnologia educacional, atuante na educação há 10 anos, é mestre em filosofia pela UFPE, licenciada e bacharel em filosofia, também pela UFPE. Assessora Pedagógica na EDITORA DO BRASIL. Professora convidada na pós-graduação de Metodologias Ativas e Novas Tecnologias Aplicadas à Educação da FAFIRE. Mentora de empreendedorismo educacional no Porto Social. Faz parte da Rede de Parceiros do Polo Tecnológico e Criativo da UFPE. Foi mentora de negócios no Hackathon Internacional Space Apps Challenge NASA em 2020.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Luiz Roberto Dante e Gardênia Viana
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
O X da Questão #19 – Como o hoje será lembrado pelos estudantes em 30 anos?
O #XdaQuestão de hoje é: Como o hoje será lembrado pelos estudantes em 30 anos?
Já parou para pensar que estamos vivendo um momento que, além de estranho e preocupante, é histórico? Que daqui 30 anos, professores e estudantes conversarão sobre os impactos deste último ano na trajetória do ser humano na Terra? E as emoções que sentimos? O que nós, jovens e adultos levaremos em nossa bagagem para contar daqui três décadas? Você consegue imaginar como contará a sua versão destes últimos 365 dias no futuro?
Venha desvendar o X da Questão com o professor Marcos Keller neste novo episódio da pílula quinzenal do Arco43 Podcast!
O Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #75 | Finanças, juventude e redes sociais – como conciliar?
Em uma sociedade conectada à informação rápida e diversa, é preciso saber lidar com o consumo e o desejo estimulados pelo impacto da publicidade. O jovem, muito cedo, entra em contato com o dinheiro, portanto, educá-los financeiramente constitui um desafio para pais e professores. Como a educação financeira pode ajudar estes jovens cidadãos a serem mais criteriosos em relação aos recursos financeiros e a entenderem e adotarem o consumo consciente na vida adulta? É o que vamos discutir hoje, no Arco43 Podcast.
Para responder a estas perguntas Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Maria Gullo e Alysson Ramos Artuso no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Convidados:
Maria Gullo: Graduada em Administração de Empresas pela FAAP, trabalhou com organização e planejamento de eventos nacionais e internacionais. Foi diretora de Planejamento Estratégico e Marketing de shoppings por 12 anos. Atua no Terceiro Setor há mais de 20 anos, é consultora de projetos de impacto, sendo sócia – fundadora da Associação Agente Cidadão (1999), conselheira do Colégio Mão Amiga. Em 2018 cofundou a Plataforma de doação BSocial, que tem como desafio incentivar e promover a Cultura de doação de forma duradoura.
Alysson Ramos Artuso: Professor de Ensino Médio e Pós-graduação no Instituto Federal do Paraná. Graduação em Física, Mestre em Educação e Doutor em Métodos Numéricos. Pesquisa sobre educação, finanças e criminologia. Autor de materiais didáticos de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e Matemática.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Maria Gullo e Alysson Ramos Artuso
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
Arco43 #74 | O planejamento na Educação Infantil: experiências múltiplas
Criança precisa de quê? Se você pensou em “brincar”, você acertou, e se você respondeu “educação”, também! Mas e como realizar um planejamento educacional abordando a ludicidade do ensino para as crianças? Vamos dificultar mais um pouco e perguntar: como planejar uma proposta que aborda múltiplos campos de experiências da Educação Infantil? É sobre isso que falaremos hoje, no Arco43 Podcast.
Para responder a estas perguntas Marcos Keller e Regiane Taveira recebem Joyce Menasce Rosset e Rogério de Melo Morais no Arco43 Podcast. Bem-vindos à nossa sala dos professores virtual!
Convidados:
Joyce Menasce Rosset: Mestre em Formação de Formadores pela PUC, especialista em Educação de crianças de 0 a 3 anos e em Cognição e sociocultura – educação em valores humanos Formadora de profissionais da Educação Infantil e Gestora de projetos sociais. Coautora do blog “Tempo de Creche” e de livros voltados à prática pedagógica na Educação Infantil.
Rogério de Melo Morais: Diretor Executivo PIPA; Administrador e Especialista em Gestão Educacional; Pós-graduando pelo Master em Liderança e Gestão Pública do CLP; Ex-Secretário Executivo e Conselheiro Municipal de Educação do Recife de 2013 a 2019; Ex-Secretário Executivo para Primeira Infância do Recife 2019 – 2020. Colunista de Educação do Qedu e Rádio CBN Recife.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Comentarista: Regiane Taveira
- Convidados: Joyce Menasce Rosset e Rogério de Melo Morais
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A
O X da Questão #18 – Ainda é possível trabalhar com o dicionário em sala de aula?
O #XdaQuestão de hoje é: ainda é possível trabalhar com o dicionário em sala de aula?
Você que está aqui, lendo esta legenda, por acaso, abriu um dicionário impresso e buscou a palavra “basculho”, quando ela ficou em alta há algumas semanas? Em tempos de buscas ágeis no celular, será que o bom e velho “pai dos burros” ainda tem um papel a desempenhar nas mãos dos estudantes?
Venha desvendar o X da Questão com o professor Marcos Keller em um novo episódio da pílula quinzenal do Arco43 Podcast!
O Arco43 Podcast é uma publicação da Editora do Brasil S/A. As opiniões expressas no programa são de responsabilidade dos respectivos convidados e não expressam necessariamente a opinião da empresa ou de seus colaboradores.
Arco43 Podcast
- Apresentação: Marcos Keller
- Produção e Execução: Agência Bowie
- Coordenação do Projeto: Livia Garcia
Produzido pelo Departamento de Marketing da Editora do Brasil S/A